No teatro que move minha vida, eu sou a única que consegue desfrutar de cada drama, viver cada ato, saber de todos os atores. No teatro que move a minha vida, apenas eu distingo a realidade da peça, apenas eu vivo a comédia, conheço de todas as farsas e aprendo todos os truque. No teatro que move minha vida, apenas eu conheço todos os espetáculos.

domingo, 20 de junho de 2010

So... Game over


E antes que você possa perceber, sua vida termina. End. E aí, o que você faria? E se sua vida acabasse agora? Nós sempre dizemos “A única certeza que temos é que um dia vamos morrer.” Será que temos mesmo a certeza de que um dia vamos morrer? Se nós temos tanta certeza assim, por que nós temos medo de fazer as coisas, até as mais simples? Nós não temos certeza que iremos morrer. Não, não temos. Se tivéssemos, faríamos mais a vida valer a pena. Seriamos mais gratos pelo o que temos. Correríamos mais atrás da felicidade e não deixaríamos nada nos impor, nem mesmo o medo de perder. Se tivéssemos a certeza de que nós vamos morrer, não adiaríamos o nosso próprio sorriso.
Isso só me faz perguntar, e você, se você fosse morrer hoje, você já fez tudo que devia ter feito? Já falou tudo que tinha deveria ser dito? Já demonstrou tudo que deveria ser mostrado? E se hoje for seu ultimo dia, você iria plena? Iria com a sensação de que viveu? Sabe, o impossível é mesmo questão de opinião. Nosso fim pode chegar tão rápido que talvez nem haja tempo para percebermos que nosso fim realmente chegou.
Se quer saber, se eu morrer hoje, eu iria descansar em paz. Meu corpo iria zelar sobre uma terra fria e talvez alguém no meio de tantos rostos que me rodeariam estivesse mesmo triste por eu ter ido, talvez. Mas eu iria com a sensação de que não pude ter tudo, mas tive tudo que pude. (...)
Qual será minha ultima palavra? Qual será a última musica que irei escutar? Qual será a ultima coisa que irei ver? A ultima coisa que irei escutar? De quem será a ultima voz que vai soar? Será que fará diferença? Será que me fará querer viver um pouco mais?  E o que será mesmo o outro lado? É apenas o escuro e fim de conversa, sem nada? Será o oco, a ausencia de tudo? Infelizmente, acredito que a morte será brevemente isso. E não irá haver mais nada. Só o refugio de uma vida inteira já vivida.
A vida será apenas essa, não deixe de fazer as coisas pensando na eternidade, ela talvez não chegue. Quando você morrer, vai ser isso mesmo, a morte. O nome já não te diz tudo, morte? Olhe como soa. Não queima sua garganta ao pronunciar? Não te faz pensar no não vivo? Você não acha que é meio ridículo esperar que exista vida dentro da morte? Não te soa bobo a ideia de que temos que morrer para finalmente começar a viver? Não irei esperar a minha morte chegar pra, enfim, começar a viver. Não tenho a menor certeza que vai haver o outro lado, então não irei trocar que sei que vivo agora por uma incerteza de que irei viver amanhã eternamente. (...)
Ainda não cheguei a viver os muitos anos que quero viver, mas vivi os poucos intensamente. E se morrer, eu morri porque vivi, nada mais.

Um comentário:

Você pode escolher, pode ficar calado e guardar seus pensamentos consigo, ou pode falar e expor o seu ponto de vista.